“O maior prazer de utilizar o equipamento analógico é não esperar pelo óbvio e sim por surpresas”







“O maior prazer de utilizar o equipamento analógico é não esperar pelo óbvio e sim por surpresas”



Nosso entrevistado é Guilherme Susin Sirtoli, Guilherme é acadêmico do curso de Artes Visuais e pesquisador bolsista do Photographein - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Ele é natural de Caxias do Sul - RS  e aos 20 anos, Guilherme é apaixonado por fotografia, especialmente a fotografia analógica e as surpresas que o analógico pode proporcionar


35mmag - Como iniciou na fotografia, e porque escolheu a fotografia analógica?
Guilherme - Comecei a me aventurar na fotografia digital e logo após migrei para a analógica. O meu interesse partia de uma curiosidade pessoal e após algumas pesquisas, resolvi comprar a minha primeira "filha", uma Diana Mini da Lomography. Os resultados lomográficos me encantaram e me fizeram buscar por mais opções, me aventurando com câmeras antigas e filmes vencidos. O maior prazer de utilizar o equipamento analógico é não esperar pelo óbvio e sim por surpresas. Muitas vezes os chamados "erros" fotográficos, acabam por compor um resultado incrível e inusitado.         
      
35mmag - Quem te inspira?
Guilherme - Posso citar alguns fotógrafos-artistas que levo como bagagem, dentre eles Vivian Maier, Susan Sontag, Diane Arbus, Andy Warhol e os contemporâneos David Lachapelle e Neil Krug.                        


35mmag - Suas fotografias tem um estilo específico, como você as define?
Gulherme - Minhas fotografias estão voltadas para o meio artístico, sendo o ato fotográfico uma maneira de expressão própria.     


35mmag - O que você mais gosta de fotografar?
Guilherme - Tenho inspirações diversas porém não me detenho a temas específicos, gosto de fotografar pessoas, atos cotidianos e lugares que me chamam atenção. A fotografia de rua e a relação com o flâneur, um personagem criado no século 19 que percorre e registra o urbano me desperta um grande interesse.


35mmag - Conte-nos experiências marcantes durante os trabalhos.
Guilherme - As maiores e mais significativas experiências ao meu ver estão ligadas com a relação própria da imagem com o filme fotossensível e esses chamados 'erros', como já citei. Quando você imagina um resultado final e o mesmo sai de um jeito completamente diferente.


35mmag - Indique alguma leitura
Guilherme - Trago duas indicações a primeira é Sobre Fotografia de Susan Sontag, esse livro aborda seis ensaios básicos da autora sobre a fotografia, criando paradigmas e citando diversos autores importantes do ramo. Leitura obrigatória! Já a segunda seria,  A Ideia-Imagem - forma e representação na fotografia - Filipe Salles. O autor traz uma linha de estudos da imagem/fotografia, fazendo um paralelo com diversos autores incluindo Sontag, Benjamin, Barthes.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.