Entrevista com Carolina Amorim

A entrevista de hoje é com uma fotógrafa incrível, que é apaixonada por experimentos visuais. Carolina Amorim mora no Rio de Janeiro, é Jornalista e possui diversos projetos na fotografia. Hoje ela divide um laboratório para experimentação da imagem na antiga fábrica da Bhering, onde também oferece oficinas e traz convidados para workshops. Confira mais sobre o laboratório aqui.


35mmag - Como iniciou na fotografia, e porque escolheu a fotografia analógica?

Carolina - Iniciei durante a faculdade de jornalismo, e venho me especializando em pesquisar a fotografia como memória inventada. A fotografia analógica voltou para mim quando estava buscando um entendimento do que é a fotografia.


35mmag - Quem te inspira? 
Carolina - Estou rodeada de influencias de amigos fotógrafos e artistas, como Luis Alberto Guimarães, Lucas Zappa, Mariana Moraes, Demian Jacob, Hernan Castro, Carine Wallace, Irminia Walzack, Patrícia Stagi, Aline Brant, Miguel Chikaoka, Dirceu Maués, Rogério Reis, Ivan Pandovani, Ivan Grillo, meu amor por Geraldo de Barros... Entre outros internacionais, como Bill Brandt, Evans, Cindy Sherman, Mana Morimoto, David Ayer e RenHang.


35mmag -  Suas fotografias têm um estilo específico? Como você as define?

Carolina - Se minha fotografia tem um estilo específico não sei, mas sempre tento fazer o “sentir”, seja em qualquer tema específico.



35mmag - O que você mais gosta de fotografar?

Carolina - Hoje gosto muito de fotografar pessoas, já passei mais de dez anos fotografando alimentos.


35mmag - Conte-nos experiências marcantes durante os trabalhos. 
Carolina - Trabalhos que envolvem tempo e reflexão. Lancei em 2016 meu livro Nuances, com fotografias em filme pintadas e costuradas manualmente. Foram 4 anos para fechar a primeira edição. O projeto Duplo Olhar já chega a três anos, onde bato um filme e volto para outro fotógrafo rebater. Os resultados são como uma máquina do tempo, cada imagem um tempo e local diferente, cada frame uma reflexão. Tenho feito projetos com pesquisa sobre tempo e luz na fotografia. Hoje ensino e pesquiso sobre fotografia para crianças, como forma de ver/olhar a primeira infância.





35mmag  - Se quiser compartilhar algum livro, site, revista, flickr ou trabalho que tu curte, deixe aqui! :)
Carolina - Livros: O instante contínuo de Geoff Dyer. Entre os olhos, o deserto de Miguel Rio Branco. Navegante da Luz de Marisa Mokarzel.
Site e revista: RevistaOld.com





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.